Search
segunda-feira 5 dezembro 2016
  • :
  • :

7 dicas que irão decidir seu futuro como blogueiro

As tarefas mais importantes do blogueiro, principalmente nos seus primeiros 30 dias de vida

O inicio custa muito. Como blogueiro, os primeiros 30 dias podem decidir sobre o seu futuro como blogueiro e de seu blog. Com essas tarefas quero te manter motivado para o que te espera.

Quando eu comecei a escrever sobre temas de blog, há 5 anos, eu encontrava somente bons conteúdos sobre esse tema (escrevo essa frase e parece que sou um avô-blogueiro). Hoje em dia é complicado não fazer algum post com “os melhores conselhos para ter um blog com êxito”. Nem sempre trata-se de autores que tem essa experiência, mas sim a teoria em algumas ocasiões.

Porque tão poucos blogueiros tem êxito em seu blog, apesar da abundância em informações de qualidade existente na rede?

A verdade é que junto com a grande quantidade de artigos também existem inúmeros blogs de uma excelente qualidade. Com tudo o que se sabe sobre blogging e temos de material disponível na rede, qualquer um deveria ser capaz de ter êxito com o seu próprio projeto. A realidade é que muito poucos realmente chegam a destacar-se, isso porque a grande maioria desistem antes de terem alcançado suas metas.

– A princípio você não faz ideia de como é difícil chegar a algum lugar como blogueiro.
– É difícil passar da teoria para a prática porque existe o medo de fracassar.
– Você tem algum conhecimento, mas não tem nenhum plano.

Não sou uma pessoa excessivamente organizada. Eu diria que isso se deve ao nível de estresse que tenho durante a semana ou durante o dia. Nunca planejei o que falo no meu blog. Não tenho um calendário editorial ou algo parecido. Quase nunca tenho posts programados com mais de 24 horas de antecedência. Agora eu chego e te digo que você precisa de um plano.

A competência no mundo de blogs cresceu muito. Antes (digamos há dois anos) era mais “fácil” se posicionar porque falava-se de assuntos ainda desconhecidos.

Uma lista de tarefas para os primeiros 30 dias de seu blog recém estreado.

Como eu estava dizendo neste post. O mais difícil é dar os primeiros passos. Para que a sua ambição de se tornar um blogger supere a fase de ilusão inicial, te passo uma lista de tarefas para os primeiros 30 dias dentro das fases iniciais de um blog. Isso não inclui tudo o que você pode fazer e nem significa que você não pode ser êxito se teve algum fracasso.

1. Publique ao menos 10 artigos nesse primeiro mês. É o mínio para dar a sensação de que se trata de um blog pequeno. A maioria dos blogueiros abandona o projeto porque não quer passar essa sensação ao leitor.

2. Crie uma lista para os assinantes que não seja Feedburner. Faça uso de ferramentas como Mailchimp ou Aweber para poder fazer envios de email marketing como um profissional. É a atitude mais importante, não espere quatro anos para começar essa tarefa essencial.

3. Entre em contato com 2 ou 3 blogs para um “guest post”. Se tornar um autor convidado pode mudar a sua vida como blogueiro. Publicar os melhores conteúdos em sites de terceiros pode contribuir com mais visibilidade do que fazê-lo no seu próprio site quando nem sempre você dispõe de leitores.

4. Fixe alguns objetivos mensais e mantenha o controle deles. Para isso poder suficiente criar uma pequena tabela no Excel para documentar os seus avanços quanto ao número de assinantes, visitas, seguidores no Twitter, etc. Ver que cada mês você está avançando, mesmo que seja em pequenos números, é uma fonte de motivação.

5. Liste 30 ideias para possíveis posts no seu blog. 30 parece muito? Se você tentar encontrar apenas cinco ideias, acabará encontrando mais três. Se objetivo são trinta ideias, você acabará encontrando mais vinte. Não digo você o fará nesse momento, mas vale a pena investir seu tempo. O mais complicado é sacar coisas boas e novas para escrever e depois você tem que inovar cada vez mais no que vai escrever para não publicar novamente (essa é uma dificuldade que faz com que a probabilidade de desistir aumente).

6. Comente uma vez ao dia em um “top blog”: você não pode imaginar o quanto é poderoso comentar com frequência nos blogs. No mundo do blogging, trata-se de criar uma rede de contatos poderosa. É um mundo onde os favores fazem a diferença. Não me custa nada mencionar alguém no meu blog, mas eu não o faço para qualquer um. Deixar uma marca no blog de alguém é o caminho mais fácil para encontrar um pedacinho nos seus corações.

7. Junte-se a alguma comunidade de blogueiros: cada vez existem mais.

As tarefas que você acaba de ler não são uma lista completa de coisas que você pode fazer como blogueiro. Para começar, as considero relevantes porque te ajudam a alcançar uma das coisas mais importantes para avançar: manter a motivação e o desejo. Se você perdê-los, não será mais possível recomeçar.

 

5aa404dbea78564503a96c2d65a28dabEscrito por CARLOS BRAVO
Editor do blog Marketing Guerrilla Espanha
Editado por Marketing Guerrilha
5.00 avg. rating (97% score) - 2 votes


Pedro Paulo Engler

Apaixonado por música, formado em marketing e pós graduado em marketing digital.


Loading Facebook Comments ...

One thought on “7 dicas que irão decidir seu futuro como blogueiro

  1. Lary Zorzenone

    No início, meu único objetivo com o blog era ter um lugar para divulgar meus textos. Hoje isso mudou e estou trabalhando mais nele, me dedicando mais. É sempre bom ler dicas e gostei das suas. A ideia de criar uma lista com possíveis temas para abordar é algo que já uso a um tempo e, comigo, funciona super bem.
    Forte abraço

    Vidas em Preto e Branco 

    responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*