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quarta-feira 7 dezembro 2016
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7 maneiras de você deixar seu cliente feliz

Aqui está um segredo de como deixar seu cliente satisfeito, um cliente feliz é muito mais importante do que 5 ou 10 clientes “padrões”. Sim, os clientes “padrões” normalmente estão felizes com o trabalho que você presta para eles, mas há uma diferença gritante entre um cliente regular a um cliente feliz e hoje vamos mostrar sete maneiras diferentes para você deixar seu cliente feliz.

Um cliente satisfeito vai fazer o seu marketing e dizer o quanto é bom o seu serviço aos seus amigos. Um cliente padrão estará satisfeito com o trabalho que você fez, mas nunca irá falar sobre o seu trabalho aos seus amigos. O boca a boca é uma das maiores e melhores formas para o seu marketing, porque as pessoas confiam em seus amigos e familiares muito mais do que eles confiam em anúncios e técnicas de marketing, não importa o quão impressionante o marketing de guerrilha que você faz é.

Então aqui vão algumas dicas sobre como deixar seu cliente satisfeito com seu serviço e gerar mais vendas para seu negócio.

Mantenha os seus prazos
Quando você diz a um cliente que terá algo pronto na quinta feira às 17 horas, é melhor que o projeto esteja concluído no inicio da quinta feira ou então até antes. Por ter terminado o seu trabalho antes do prazo estipulado você irá se destacar e mostrar toda a sua preocupação com seu cliente. Se você não cumprir o seu prazo, o seu cliente nunca irá recomendar o seu trabalho, pois ele não estará confiante quanto ao seu serviço. Então manter o prazo e terminar o trabalho antes do esperado é uma das coisas mais importantes que você deverá fazer.

Fazer mais em cada projeto
Como o titulo acima já diz, faça mais pelo seu cliente. Não importa se o projeto é grande e demorado. Seu cliente ficará feliz e irá se sentir especial se você fizer algo a mais por ele e pelo projeto.

Caso você esteja entregando um projeto de web, antecipe-se e crie uma conta nas principais mídias sociais para seu cliente, ou caso ele tenha uma conta, padronize os fundos de tela com novo site. Este tipo de ação fará com que o seu cliente fique surpreendido e recomende seus serviços.

Mantenha contato direto com seus clientes durante e após o projeto. Blinde seus clientes.
Um animal de estimação pode prever quando as pessoas estão ignorando ele. No mundo corporativo é a mesma coisa assim como na vida de modo geral. Não deixe seu cliente sentir se abandonado esperando dias por um e-mail, telefonema e não ouvir falar de você durante uma semana toda. Isso deixa uma sensação de coisas não resolvidas. Pontue sempre seu cliente sobre o andamento do projeto.

Lembre-se que uma vez que seu cliente for ignorado você também será ignorado em novos projetos. Lembra daquela frustração de quando você liga para algum cliente e ele não retorna? Então, esta sensação funciona para ambos os lados, porém o cliente odeia ser ignorado mais do que você quando liga e não o acha.

O briefing
Quando você começa um projeto, a primeira fase é o briefing. Existem perguntas obvias que você irá fazer, porém existem dúvidas que você não consegue sanar neste momento e pensa: “Quando chegar a hora de fazer esta parte eu descubro.”

Se você fizer isso, estará correndo o risco de um olhar não profissional, especialmente se você segurar a dúvida até o ultimo minuto do projeto para perguntar no final ao seu cliente. Com toda certeza ele ficará inseguro quanto ao seu trabalho, pois estas dúvidas deveriam ter sido sanadas no inicio do projeto. Seu cliente ficará mais feliz e seguro se você fizer todas as perguntas possíveis e necessárias no começo do projeto, para que não surjam dúvidas horas antes de entregá-lo.

Fique atento aos detalhes
Na mesma linha como a dica acima, mantenha os olhos abertos e preste atenção aos detalhes. É fundamental que no momento em que você vai entrar em contato com seu cliente em perspectiva, você tenha certeza de que você fez sua lição de casa.

Você também precisa garantir que você está prestando atenção aos detalhes quando o cliente está descrevendo seu negócio. Se ele menciona um objetivo específico que ele tem, mas a direção que está olhando não condiz. Você deve explicar uma maneira melhor de fazer. Você é o especialista e mostrando que está atento aos detalhes, você irá surpreender o cliente.

Seja honesto e transparente
Quando você esconde coisas de seu cliente, ele irá descobrir isso e mudará a imagem que tem de sua empresa. Não esconda nada de seu cliente, seja aberto, honesto e transparente com ele. Está postura será mais apreciada por eles do que se você estivesse mentindo ou escondendo algo deles.

Por exemplo, se você tem um prazo e sabe que o seu dead line irá estourar por causa de algum atraso, não esconda. Explique os verdadeiros motivos para o cliente e se for possível remarque a data de entrega. Não invente estórias mirabolantes ou minta. Exponha a real situação para que o cliente não fique inseguro com seus serviços.

Faça o seu marketing e o de seu cliente, promova o seu trabalho junto aos seus clientes
Uma grande dica é você promover os trabalhos que você fez para seus clientes. Isso não ajudará somente você, mas também ao seu cliente. Comente em seu site, mídias sociais, em seu blog seus projetos e sobre as soluções prestadas aos seus clientes. Isso deixará seu cliente feliz em ver que tem um pouco de publicidade gratuita com você.

 

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Pedro Paulo Engler

Apaixonado por música, formado em marketing e pós graduado em marketing digital.


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