Search
domingo 11 dezembro 2016
  • :
  • :

Criei o Facebook da minha empresa. E agora?

Não é novidade para as empresas a importância de estar presente na internet, ainda que suas atividades sejam realizadas offline. Isso porque o meio é muito propício para divulgação de serviços e produtos, além de uma excelente forma de propagar a imagem institucional. Quando falamos em sites de mídias sociais, então… Relações públicas é uma atividade de ordem! Mais do que se preocupar em comercializar, o foco deve ser o relacionamento. Mas não deve ser forçado, deve ser do modo com que você atenderia alguém que entrasse na sua empresa física, ou que simplesmente fosse até você para conversar do seu negócio. Assim deve ser!

Entretanto, é comum observarmos algumas empresas, que já reconhecem a importância da presença online, simplesmente criar uma página no Facebook e… Abandonar! Neste caso, falta entenderem que presença não é só estar ali, mas interagir, participar, responder e se relacionar. Portanto, se você já criou (ou pensa em criar) uma fan page para a empresa só para dizer que tem, saiba que é melhor nem ter do que fazer feio no meio. A seguir, estão algumas dicas fundamentais para quem acabou de criar uma página no Facebook e não sabe como prosseguir para ganhar seguidores, fazer publicações, atender e promover o negócio.

Ah… E, se você já tem uma fan page ativa, aproveite para avaliar se está no caminho certo. 😉

1) Seguidores

Importante saber:

Ter uma grande quantidade de seguidores não é garantia de uma página de sucesso.

Mão na massa:

Inicialmente, para começar a divulgar sua fan page, é uma prática bem aceita e até incentivada pelo Facebook que se chame os amigos dos administradores para curtir a página. Você pode tanto compartilhar o link dela com algumas pessoas por mensagens quanto utilizar a função “Convidar Amigos”.

facebook 1

Próximos passos:

Após, você já poderá gerar atividade na sua página, com publicações interessantes para seu público. Depois, é interessante fazer um anúncio, que se chama Facebook Ads. Com ele, você divulga sua página para mais pessoas que você escolhe por segmentação de idade, lugar em que mora e interesses diversos.

Pode ser um pequeno valor diário para investir, o importante é fazer ações pagas porque só elas é que vão impulsionar seu negócio de verdade.

 

2) Publicações

Importante saber:

A periodicidade é importante. Se você não tiver muito tempo para criar posts, pode se propor a fazer (por exemplo) três por semana. Você tem a possibilidade de escrever tudo de uma só vez e utilizar o recurso “Programar”.

facebook 2

Mão na massa:

Ao agendar publicações, atenha-se aos melhores dias e horários do seu público, que você pode consultar na seção do menu superior “Informações” e, logo após, selecionar no menu lateral “Publicações”. Escolha dias e horários em que mais fãs da sua empresa/marca estejam online.

facebook 3

Outro fator importante é o “tom” das publicações. Ainda que seja uma apresentação empresarial, escreva de modo informal e leve, porque o Facebook requer esta linguagem. Lembre-se de que ele é formado por pessoas que estão ali para descontrair. Assim, se você postar um texto ou imagem que sejam desinteressantes podem não impactá-las.

Próximos passos:

Para melhorar o desempenho das suas publicações, recomendo usar o recurso “Impulsionar” para, pelo menos, uma publicação por mês. Escolha uma informação interessante e faça um investimento fixo por mês.

 

3) Atendimento

Importante saber:

Ao contrário de e-mail e de telefonemas, em que podemos demorar mais tempo para responder, mídias sociais na internet requerem mais agilidade. Se você demorar um dia ou mais para falar com alguém que tenha te procurado, eu lamento… Pode ser tarde demais. 🙁

Mão na massa:

Vá até as configurações das mensagens na fan page e ative a opção “respostas instantâneas”. Assim, toda vez que alguém falar com você irá receber uma resposta rápida. Você também pode escrever uma saudação para que as pessoas saibam o que esperar do atendimento já quando iniciarem uma conversa inbox com você. Este recurso é o “saudação do Messenger”.

Só não faça destes recursos um atendimento de telemarketing (por favor!!!). Escreva uma frase bem simpática e informal como a rede social pede.

facebook 4

Próximos passos:

Para manter a rapidez no atendimento, o ideal é que você instale no seu celular o aplicativo “Gerenciador de Páginas” (do próprio Facebook). Com ele, fica mais fácil administrar sua página de qualquer lugar. Mas a melhor função é que, assim que chega uma mensagem, você é rapidamente avisado disso e tem a opção de responder NA HORA pelo aplicativo.

 

4) Tipos de Publicações para Vendas

Importante saber:

Apesar de algumas empresas se dedicarem a publicar apenas preços e chamadas para vendas, isso não é o ideal em sites de redes sociais. Isso porque eles servem para que as empresas gerem valor para seus seguidores. E este valor deve ser subjetivo e sutil, com o objetivo de vendas como um pano de fundo.

Mão na massa:

Para não se perder e conseguir engajamento, sugiro a criação de um plano editorial mensal. Você pode escrever os temas que vai abordar em um mês, o tipo de publicação (foto, vídeo, texto…) e os dias em que serão postados. Você pode mesclar entre (por exemplo) “5” publicações que gerem valor e “1” publicação de venda.

Próximos passos:

Para um nível mais profissional de administração de anúncios e gerenciamento da sua página do Facebook, crie uma conta no Facebook Business. Esta é uma maneira de as empresas administrarem seu negócio no Facebook de forma avançada e com mais recursos do que pelo Facebook.com.

Desejo uma excelente performance para o Facebook da sua empresa! =)

5.00 avg. rating (96% score) - 1 vote


Kary Subieta

Jornalista, Digital Marketer e especialista em Marketing de Conteúdo.


Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*