Search
domingo 11 dezembro 2016
  • :
  • :

Jovens e milionários

Por que todo empreendedor ganha muito dinheiro e eu não consigo nem fazer minha idéia ficar de pé?

Estava zapeando algumas notícias e parei em uma no site UOL (http://glamurama.uol.com.br/garoto-de-14-anos-tem-ideia-milionaria-e-vira-o-ceo-mais-jovem-dos-eua/). Caraca um garoto de 14 anos é milionário e o CEO mais jovem dos EUA. Muitos enxergam como inspiração e motivação, um motivo para acreditar nos seus sonhos e lutar pelo que acreditamos. Eu particularmente concordo em partes.

Vou em alguns eventos de empreendedorismo e percebo um discurso onde todos nós podemos empreender, que precisa de resiliência e fé nas suas ideias e objetivos, ou melhor na sua idéia de negócio. A geração de jovens piram na oportunidade de criar algo que faça um mundo melhor. Eu particularmente concordo em partes.

Avaliamos histórias de Steve Jobs e Mark Zuckerberger sobre o abandonar a faculdade e trabalhar focado na sua idéia, e avaliando o sucesso das empresas e dos mesmos como influenciadores, com certeza é de se pensar que eu também sou capaz. Eu honestamente acho uma burrice parar de estudar e concordo em partes com o restante.

Cursos online e presenciais ensinam CANVAS, formatos de elevator pitch e como conseguir angel investor apenas com um powerpoint e muita força de vontade. Eu ouvi uma vez de um investidor que ele compra muito mais uma pessoa do que a idéia da pessoa, e por este motivo, honestamente eu concordo em partes.

Então vamos separar no que eu concordo e não concordo, iniciando pelo primeiro item.

Eu concordo que é importante acreditar e desenvolver suas idéias. Realmente existe uma força empreendedora forte nas gerações mais jovens, e isto acaba movimentando o mercado e a criatividade inovadora. Se inspirar em pessoas de sucesso é algo histórico e obviamente aprender com erros e acertos dos outros pode facilitar meu caminho. E por fim, partir com tudo para desenvolver meu negócio é algo importante para alcançar metas, o trabalho full time do seu tempo, acaba focando no crescimento da empresa.

Eu particularmente vivi todos estes momentos, e entendo os sentimentos. Mas vamos a parte que não concordo.

Não basta fazer um curso ou ter uma idéia para ser empreendedor, precisa de mais e a verdade é que alguns não estão prontos no começo. Eu ouvi do Vivek Wadhwa, advisor da Singularity University, que empreendedores de sucesso são pessoas com idade perto dos 30 anos e com experiência profissional, ou seja, eles trabalharam em outras empresas. Onde quero chegar? É importante conhecer o mercado, trabalhar em alguma empresa, entender como o “sistema” funciona para depois conseguir inovar e colocar sua idéia em prática. Alguns projetos, ou sonhos que escuto, não são sólidos justamente pela falta de entendimento do mercado.

Pesquisar sobre o assunto. Escuto de vários empreendedores que a ideia deles é muito genial e não existe concorrência. Minha resposta é sempre: você realmente acredita que em um mundo de bilhões de pessoas ninguém pensou nisto? Precisamos avaliar se nossa idéia já foi testada por alguém, e as vezes pode não ter funcionado. Entender melhor o que pode ser concorrente, e como o mercado se promove e vende. Fazer diversas pesquisas de campo focando no seu usuário, para testar navegação do app, preços e retorno do serviço. Estamos em uma época de informação, portanto dados são fundamentais para tomada de decisão e pensamento estratégico.

E por final: estudar o tempo todo. Quanto mais nos envolvemos com conhecimento maior é nossa chance de aumentar nosso networking com pessoas notáveis. Nosso circulo de influência direciona nossa linha de raciocínio, em resumo, se conversamos com muitos empreendedores criativos e de sucesso, nossa mente recebe informações sobre como chegar lá, o que deu errado, parceiros estratégicos e desenvolvimento de negócio. Se nosso circulo é de pessoas estagnadas profissionalmente, sem vontade de mudar, ficamos sozinhos no acreditar em sonhos. Não estou dizendo que você deve esquecer alguma pessoa, apenas que o importante é conhecer mais pessoas que pensem como você, e o melhor lugar para isto é estudando.

Poderia falar muito mais sobre o assunto, mas acredito que os projetos empreendedores diminuíram os riscos, com experiência profissional, pesquisa de mercado e educação. Siga seu sonho, mas entenda que para alcança-lo você precisa de preparação, muito planejamento e tome cuidado para não construir castelos de areia – http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/06/01/a-fortuna-dessa-jovem-empresaria-era-avaliada-em-us-45-bi-mas-virou-zero.htm

5.00 avg. rating (96% score) - 1 vote


Carlos Coelho

Diretor Executivo da Consultoria Nova Educa e Professor de Marketing e Empreendedorismo


Loading Facebook Comments ...

One thought on “Jovens e milionários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*