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quarta-feira 7 dezembro 2016
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Marketing não faz milagres

Muitos empresários acreditam que marketing tem a capacidade de resolver todos os problemas. Contudo, não é bem assim, marketing não faz milagres. Existem uma série de variáveis que são incontroláveis no processo, suficientemente capazes de interferir em qualquer planejamento estratégico de marketing.

Uma das coisas que deve ser analisada está relacionada aos procedimentos internos, para tanto, é necessário que façamos um diagnóstico desses procedimentos, antes de implementarmos qualquer atividade externa. Em algumas organizações o mais temido concorrente pode estar internamente, ou seja, a burocracia interna pode ter reflexos no próprio mercado.

Muitas vezes, é difícil para os empresários admitirem que o problema maior é gerado pelo sistema organizacional estabelecido e quando isso acontece me vem a cabeça um velho ditado que diz “Quem tem amigo assim. Não precisa de inimigo” transportando isso para o ambiente organizacional diria “Quem tem concorrente assim. Não precisa de competição externa”.

Os problemas internos podem ter a mais diversas origens, por exemplo, falta de endomarketing, clima organizacional, plano de benefícios, política de amostra, política de preço, distribuição, etc. Enfim uma quantidade imensa de procedimentos equivocados que podem influenciar o desempenho externo da organização e que precisam ser reavaliados constantemente, para se obter resultados melhores no mercado.

Quando uma variável incontrolável externa, como a economia, interfere diretamente nos resultados é o momento de uma revisão de conceitos internos e externos. Nós vivemos num mundo extremamente dinâmico, onde a verdade de hoje não será a verdade de amanhã, portanto, 50 ou 100 anos de existência de uma organização não garante absolutamente à sua sobrevivência.

Acontece que as mudanças, no mundo atual, adquiriram uma velocidade espantosa e a organização que não estiver preparada, para entendê-las, certamente irá ficar com a bunda exposta na janela.

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Luis Carlos Zarpelon

Ex gerente de marketing da Coca Cola, professor de marketing e consultor de marketing e comunicação.


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