Search
domingo 4 dezembro 2016
  • :
  • :

Olimpíadas: seus atletas, histórias e patrocinadores

As Olimpíadas Rio 2016 estão acontecendo, e o Brasil vem mostrando que no final deve dar tudo certo (assim espero). Tivemos uma abertura elogiada por diversos países, os locais olímpicos estão bonitos e já ouvi diversos elogios sobre o evento. Obviamente que existem problemas em algumas organizações, o quadro de medalhas não é tão favorável e nossa torcida incomoda muito “gringo”. Mas na minha visão geral, o show deve continuar!

Vamos mudar um pouco o foco para negócios, o que podemos aprender com tudo que esta acontecendo nos jogos olímpicos? Vou dividir em tópicos alguns pontos para refletir.

ATLETAS
01. Qual a diferença entre o futebol feminino e o masculino? Tirando as piadas pela confiança transmitida, eu resumiria tudo em “bilhões de dólares”. Esporte é algo que gira dinheiro, cada vez os valores ficam maiores, e sendo assim precisam de planejamento. É perceptível que países com mais medalhas possuem planejamentos e investimentos mais eficientes. Empresas precisam entender que investimento bem feito deve ser trabalhado por ciclo e não resultado imediato.

02. Já que o papo é planejamento, vamos falar de desempenho dos atletas. Os discursos, independente da vitória ou derrota, estão cada vez mais técnicos. Todos os esportes que buscam alto rendimento possuem equipes em diversas áreas para estudar e trabalhar o atleta. As pessoas não perdem mais pelo dia ruim, mas pela falha encontrada em um movimento especifico. Segundos valem ouro, literalmente. Entender e analisar o mercado e processos é algo que toda empresa precisa fazer para ter alta performance.

03. Tudo esta ficando técnico, mas o esporte gera choro, grito, comemoração, sorriso, etc. E são os fatos mais emocionantes que ficam gravados na nossa memória, ou seja, o que realmente vamos lembrar quando tudo isto acabar, é daquele atleta com a superação que se conectou com o mundo. Alguém lembra do medalhista de ouro desta prova da olimpíada de 1984? –

Precisamos de equipes que se emocionam com as vitórias e odeiem as derrotas, pois isto que é realmente marcante para o sucesso.

PATROCINADORES
Será que vale a pena gastar R$ 50 milhões para patrocinar as Olimpíadas. Conforme alguns analistas de marketing, este é o valor que as empresas investiram para associar sua marca ao evento. Obviamente que existe exposição e visibilidade, mas apenas isto atinge as metas de tamanho investimento. Vamos analisar:

01. Avaliando os itens dos atletas, podemos fazer algumas conexões bem interessantes. Gastar muito dinheiro exige um foco em retorno, mas qual seria este? O desenvolvimento de metas e alinhamento estratégico é fundamental para o sucesso. Se sabemos o que queremos, fica fácil medir no final, porem se gastamos, esperando apenas algo maravilhosos acontecer com as finanças, provavelmente existirão frustrações. Administre e estude suas expectativas antes de fechar negócios de altos valores.

02. Não adianta ficar no “arroz com feijão”, distribuir folhetos e colocar seu logo em alguns lugares não basta, é necessário interagir com o público. Aqui entram as missões mais complicadas e criativas, pois o objetivo é sempre desenvolver associações ao evento e acontecimentos, mas sem se tornar extremamente comercial. Complicado atingir resultados, quando precisamos passar uma mensagem com outro discurso. Saber colocar produtos em contato com as pessoas e ao mesmo tempo deixa-las empolgadas com os jogos, é o segredo e equilíbrio desta equação.

03. Emoção, se todos estamos assistindo as Olimpíadas para encontrar este sentimento, então as empresas precisam se aproveitar disto, o youtube lançou os videos do evento que tiveram mais visualização, e assistindo os mesmos vai ficar claro como as marcas podem envolver consumidores sem ter que falar apenas de produtos. Clientes agindo na emoção tem tendência a fazer maiores aquisições.

Always #likeagirl 

Minute Maid

P&G 

Samsung

HISTÓRIAS

Este item eu prefiro não comentar, basta apenas acompanhar as noticias e cobertura das Olimpíadas, pois tenho certeza que muitos momentos ainda virão para ficarem marcados em nossas mentes.

01, 02, 03, Vai Brasil!

5.00 avg. rating (96% score) - 1 vote


Carlos Coelho

Diretor Executivo da Consultoria Nova Educa e Professor de Marketing e Empreendedorismo


Loading Facebook Comments ...

One thought on “Olimpíadas: seus atletas, histórias e patrocinadores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*