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segunda-feira 5 dezembro 2016
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Pokemon Go

Pokemon, Pikachu e a Nova Usabilidade

Tivemos o lançamento do jogo Pokemon Go, e aqui no Brasil já até foi cancelado por tempo indeterminado, mas o comentário foi geral, o pessoal baixou, testou e caçou os bichinhos virtuais enquanto pode. Fora do Brasil o efeito foi o mesmo, é impressionante o que este jogo conseguiu mundialmente.

Trailer do jogo:

Mas este artigo não vai falar de dicas de como ganhar mais dos pokemons, ou como potencializar seus resultados nas batalhas, vamos debater o que realmente aconteceu?

Para começar assistam o vídeo conceito do Google Glass, o principio é bem parecido com o jogo, interagir com ambientes, facilitar a comunicação e gerar novas formas de relacionamento com o mercado. Mas o vídeo do Google, se não estiver errado é de 2010, ou seja, já esta com certa idade.

Vou colocar um vídeo de um game com Google Glass para vocês avaliarem:


A idéia de interagir com ambiente não é inovadora na minha visão, mas o fato é, alguém realmente produziu algo e colocou no ar. Podem existir vários projetos, mas o primeiro que realmente fez sucesso foi o Pokemon Go. E aqui vão as analises de negócio que precisam estar na mente de estrategistas.

01. Novo formato da Usabilidade
Se o mundo entrou na mobilidade, a navegação também precisa entrar. As regras de usabilidade precisam ser pensadas em um ambiente maior que uma tela, utilizando qualquer formato, local e pessoa. Isto é um conceito que a maioria das pessoas não visualizam com facilidade, ainda somos presos por desenhar um site dentro de um browser.

02. As pessoas não querem fazer nada
As pessoas querem aplicativos ou softwares que preenchem sozinhos, aparecem sozinhos, me informam quando algo acontece e se possível tomem as melhores decisões por mim. Parece meio caótico, mas quando você usa o Waze questiona o caminho que ele escolheu, ou acredita que aquele é o melhor e tem menos transito.

03. Gamification
O termo não é algo novo, mas esta cada vez mais no processo de interação, estrategicamente brincar e comprar é algo que o “Second Life” já pensava muitos anos atrás, agora a tecnologia começa a dar permissão. Será que os conceitos de “marketing direto” vão precisar de mudanças muito agressivas. Eu não sei todas as respostas, mas garanto que tudo pode ser repensado.

04. Qualquer lugar é lugar
No inicio o objetivo era atrair pessoas para um espaço físico, depois o direcionamento virou o website, acredito que o próximo passo seja qualquer lugar me da acesso a tudo. Como assim? Simples, por que preciso ir na loja ou no site para comprar um tênis que vi no pé de alguém na rua? Basta tirar uma foto e mandar entregar em casa o produto, parece loucura? Leia sobre Internet of Things e vai perceber que não estamos tão longe disto. O meu questionamento é o que estamos realizando estrategicamente para conseguir oferecer produtos assim no futuro.

05. Interação com outras pessoas
Desde o lançamento da mídia social, que o publico acredita mais em comentários do que em propaganda. Um app na Apple Store com baixo número de estrelas e muitas reclamações perde relevância. Isto não é novidade, quem estuda marketing sabe que a propaganda boca a boca, ou member get member, é super atual, só mudamos o meio em que realizamos. Agora imagina saber quem comprou, comparar como estamos utilizando, ver as melhores performances, receber dicas de como fazer manutenção ou instalar, mas tudo isto de maneira simples, com pessoas que queiram compartilhar informações, mantendo a segurança, gerando melhor relacionamento entre sua empresa e o cliente. Estamos falando de conceitos básicos de cocriação e comunização.

A sacada de tudo isto não esta no que é preciso ser feito, mas no pensamento que o marketing precisa ter para continuar entretendo e criando força de venda para o cliente exigente e online. Nós podemos ser mais uma estratégia de curtir no facebook, ou link patrocinado no Google com bom CTR, ou o Pokemon Go da estratégia de venda. E ae, alguém achou o Pikachu?

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Carlos Coelho

Diretor Executivo da Consultoria Nova Educa e Professor de Marketing e Empreendedorismo


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