Search
segunda-feira 5 dezembro 2016
  • :
  • :

Quero ter um site, mas não tenho dinheiro! O que fazer?

Uma dos maiores benefícios da internet enquanto mídia é a democratização da produção de conteúdo. As pessoas não precisam dispor de uma quantidade imensa de dinheiro na carteira para fazer alguma ação online. E essa se torna uma excelente oportunidade para o seu posicionamento com o assunto pelo qual você quiser ser conhecido.
Tanto se você quiser ser visto como um especialista em culinária, sem trabalhar com isso, ou ainda em games ou qualquer outra coisa, você pode. Mas esta é, principalmente, uma chave de ouro para profissionais e empresas se posicionarem como experts em seus temas centrais, além da divulgação com pouco ou nenhum custo, que ainda pode ser segmentada ao público de seu interesse. Bacana, não é mesmo?!

Contudo, uma barreira que pequenas empresas e pessoas em geral encontram para trabalharem com a internet ao seu favor, é o desenvolvimento de sites. Sabe-se que há muitas formas de fazer um site gratuitamente, mas plataformas como o Wix, por exemplo, são cada vez mais empurrados para as últimas páginas de grandes buscadores, como o Google, por exemplo. Assim, de nada adianta ter um site se você não puder ser encontrado. Então, qual a saída?

Embora ter um site profissional, com layout, estrutura e conteúdo adequados e coerentes com o serviço ou produto que você quer divulgar, seja o ideal, há algumas saídas para você não gastar em um primeiro momento. Como já disse acima, plataformas que oferecem sites prontos e gratuitos não são uma boa opção. Mas você pode criar um site em WordPress sozinho, sabia?! Longe de mim querer desmerecer o trabalho de desenvolvedores e designers, que fazem toda a diferença em uma apresentação profissional online. Mas se você está começando a divulgar, tenha em mente que: fazer alguma coisa é melhor do que não fazer nada.

Sempre digo que uma “base” sólida é o ideal. Mas sem recursos financeiros para investir (sim, não é gasto, é investimento), você pode fazer algum cursinho gratuito de WordPress e criar uma página na Web para seu empreendimento. Para quem quer se posicionar profissionalmente, há uma solução ainda melhor: os blogs. Estas estruturas são mais simples de serem criadas e podem ser feitas gratuitamente também com o WordPress.

 

DICA

Tem um vídeo com mais de 64 mil visualizações no Youtube que ensina como criar um blog do zero com o WordPress. São só 28 minutos e você pode criar enquanto assiste! Mas há alguns cuidados essenciais para você ter atenção com o site que você criar:

 

 

  • Pague uma hospedagem confiável. Serviços de hospedagens gratuitos são um quebra-galho, mas podem te deixar na mão. E isso também te prejudica na indexação do Google, pois se o robô passar pelo seu site e ele estiver fora do ar, ele considera esta uma característica negativa para seu site.
  • Pense em um domínio fácil de ser lembrado e sem termos que levem à dúvida na escrita. Vou dar um exemplo com meu nome (Kary). Na hora da pesquisa, as pessoas podem ter dificuldade de saber se a escrita é com “ca” ou “ka”. Há algumas saídas para isso, mas em outro momento falamos sobre isso. Por hora, descomplique e pense no “share of mind”.
  • Atualize constantemente! Pode ser 1 vez por semana ou por mês, mas não deixe de atualizar seu site. Uma ideia é criar um cronograma de atualizações. Pode ser incluindo uma foto nova, um novo post no blog ou ainda acrescentando algo ao portifólio. Pois este é um fator que mecanismos de busca também consideram na hora da indexação.

 

Por fim, mãos à obra! Não deixe de aproveitar todas as possibilidades da internet enquanto mídia gratuita e que, certamente, é acessada pelo público que você quer atingir. Seja com site, blog ou, ainda, mídias sociais, o que você não pode deixar de fazer é: começar!

Ah, e se você optar por um blog, há alguns materiais interessantes aqui neste site que podem te ajudar. Tem um artigo com dicas de ferramentas para blog, bem interessante! Não deixe de ler também uma lista de tarefas para os primeiros 30 dias de seu blog recém estreado.

5.00 avg. rating (97% score) - 2 votes


Kary Subieta

Jornalista, Digital Marketer e especialista em Marketing de Conteúdo.


Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*